Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Sex | 04.05.18

Vestidos daqueles mesmo giros a metade do preço durante todo o fim de semana! É a loucura!

Purpurina
  Durante muito tempo achava que não ficava bem de vestidos compridos.Por algum motivo, considerava que os vestidos compridos eram peças de roupa exclusivas para raparigas magras, de 1.80 m e pernas longas.Depois ganhei algum juízo e decidi experimentar. E adorei! Os vestidos compridos são leves, práticos, muito confortáveis e, na minha opinião, muito bonitos.Acho que nem sempre foi assim. Lembro-me de procurar vestidos compridos e não encontrar nada que me agradasse. Achava-os (...)
Sex | 04.05.18

Um colar delicioso!

Purpurina
 E mais uma atividade gira para o fim de semana.Lembrei-me de lhe fazer um colar de pipocas depois de ver um episódio de "Gilmore Girls" em que estavam a fazer um colar de gomas ou algo semelhante.Fiz com uma agulha e linha normal, de costura.Ela adorou!Ajudou-me a colocar as pipocas, andou com ele toda satisfeita, e depois comeu-o. :D  
Qui | 03.05.18

Bolinhos de peixe com quinoa

Purpurina
 Ficaram uma delícia!Aprovados por toda a família. A luta era para ver quem ficava com os últimos. :P    Ingredientes  4 filetes de pescada sem qualquer pele ou espinhas200 gramas de quinoa cozida3 tomates sem peles e sem sementes (usei 4 colheres de sopa de ketchup porque não tinha tomate)3 cebolas bem picadas3 dentes de alho picadosAzeite para cobrir o fundo da panela (eu gosto de usar bastante)Três colheres de farinha de milhoVinho branco a gostoSal, pimenta preta e ervas (...)
Qua | 02.05.18

Não bato nem grito (ou tento não gritar) com as minhas filhas mas...

Purpurina
  A Lara é uma menina muito bem comportada mas, como muitas crianças de 4 anos, é enérgica e gosta mesmo é de estar sempre na brincadeira.Quando está sentada à mesa continua alegremente a brincar, a fazer malabarismos e caretas e a levantar-se várias vezes durante a refeição.Já lhe explicámos várias vezes, a todas as refeições, que não se levanta da cadeira durante a refeição (a não ser para ir à casa de banho, por exemplo, e sempre pedindo licença), que não se (...)
Ter | 01.05.18

Eu e as listas

Purpurina
 Fazer listas é um dos meus vícios preferidos. :)Adoro colecionar cadernos e caderninhos, blocos de notas e canetas porque sei que os vou usar mesmo e com alguma rapidez.Faço listas praticamente todos os dias e ao lado do meu computador está sempre um caderno e uma caneta para anotar todo o tipo de coisas.Ora vejamos as listas que faço:- Lista de coisas a fazer durante o dia- Lista de coisas a fazer durante a semana- Lista de compras de mercearia- Lista de compras gerais a fazer para (...)
Seg | 30.04.18

Bolo integral de iogurte e coco

Purpurina
 No fim de semana fizemos mais uma experiência que ficou uma delícia.Bolo de iogurte de coco integral. Ficou mesmo muito bom!Coloquei açúcar mascavado mas apenas metade do que indicava na receita original e ficou maravilhoso assim. Também podem colocar açúcar de coco.Deixo a receita tal como a fiz (não publico a original porque alterei tanto os ingredientes que o bolo ficou completamente diferente).INGREDIENTESNota: A medida de copo é a do copo de iogurte.2 copos de iogurte de coco2 (...)
Seg | 30.04.18

Lichias

Purpurina
 Adoro!Lembro-me da primeira vez que comi, tinha uns 15 anos, e do sabor fresco a rosas que tinha. Comprávamos mesmo num supermercado, com casca, e eram deliciosas.Muito mais tarde é que encontrei lichias servidas nos restaurantes chineses. Também já comprei em lata,mas não é a mesma coisa.Aqui nos Açores, nunca encontrei à venda sem ser em lata.Aqui temos um fruto, mais seco que se chama Jambo e tem um sabor semelhante mas a textura é muito diferente. As lichias são (...)
Dom | 29.04.18

A nossa prática de hygge semanal

Purpurina
 Ou uma das nossas práticas. Isto da felicidade é muito mais simples do que parece e, muitas vezes, resume-se a pequenas coisas acessíveis que nos dão uma enorme sensação de conforto e satisfação.Cá por casa gostamos de fazer, de vez em quando, pizza caseira para o jantar. Às vezes até comemos na sala, a ver uma série, depois das miúdas estarem a dormir. Faço a massa na bimby (como gostamos da massa bem fininha a receita dá para duas doses e congelo uma) e recheamos com (...)
Sab | 28.04.18

Dois filmes muito bons, um que entretem bem e outro que é uma “pessegada”

Purpurina
  Poderia e deveria ver muito mais filmes mas arranjo sempre tanto para fazer (entenda-se ler) que acabo por não conseguir fazer metade.  Lá de tédio não me queixo. :) Ainda assim vi quatro filmes de que vos queria falar.  Os dois primeiros têm em comum a atriz Frances McDormand que já se tornou uma das minhas preferidas da atualidade. Deixo-vos os links para o IMDB para verem o resumo e o trailer dos filmes se quiserem. Aqui só vou falar das minhas impressões sobre eles.Os (...)
Sex | 27.04.18

As nossas manhãs

Purpurina
 Acordamos todos os dias pelas 7h00 da manhã.A Maria é a primeira a acordar e o nosso despertador. A Lara tem sido a última a acordar mas nem sempre é assim, às vezes vem ter ao quarto para pedir para fazer chichi e acorda-nos.A Lara acorda quase sempre bem disposta e exige todos os dias um grande abraço e beijinhos. É o nosso ritual do acordar.  Depois visto-a e levo-a para tomar o pequeno almoço (papas de aveia ou papas de arroz em dias alternados).Entretanto é o Milton que (...)
Qui | 26.04.18

O que trouxemos da biblioteca esta semana #4

Purpurina
Esta semana continuamos na mesma linha de livros que temos trazido: dicionários de imagens e livros de histórias do sapo (continuam a ser os meus preferidos).Apesar de ir à biblioteca há anos, continuo a encontrar novidades de cada vez que lá vou (até porque estão sempre a aparecer livros novos na biblioteca). Desta vez trouxe um livro com sugestões de atividades para fazer com a Maria e um livro de Educação Pré- Escolar para a Lara (não dá para fazer todos os exercícios mas (...)
Qua | 25.04.18

Coisas maravilhosas nisto de sermos humanos #1

Purpurina
  No dia em que se comemora a liberdade no nosso país gostaria de expressar o desejo de que todas as pessoas tenham a liberdade e a vontade de olhar todos os dias para as coisas boas que existem no mundo.Que possamos todos olhar mais para as coisas boas, para as pessoas realmente bonitas e que possamos fazer também algo de bom e bonito todos os dias.  Não é preciso fazer nada grandioso ou extremamente altruísta para ter um imenso significado. Não precisamos salvar o mundo, (...)
Ter | 24.04.18

Almôndegas de quinoa e feijão preto com molho de tomate

Purpurina
 As miúdas andam bastante desinteressadas de sopa, principalmente a Lara. Ela come na mesma mas vê-se que fica desiludidíssima quando vê um prato de sopa à frente e confesso que isso já me está a custar um bocado.Nunca almejei ser uma cozinheira brilhante mas quero que os meus filhos sintam alguma alegria quando olham para o prato.De modo que ando a tentar encontrar umas alternativas à sopa, para elas e para o pai que também não é fã de sopa.Uma das últimas receitas que (...)
Seg | 23.04.18

E ir à praia quando se está mesmo muitooooo grávida?!

Purpurina
 Gosto sempre de ver grávidas na praia. Parecem-me sempre bonitas e felizes e acho que ficam lindamente de biquíni, com a barriga de fora.  Mas o facto é que, para mim, prefiro fato de banho (grávida ou não). Sinto-me mais protegida e mais bonita. Lembro-me de estar grávida da Maria, na praia, e de não me sentir nada à vontade. É uma coisa minha que não tem qualquer tipo de justificação lógica na minha cabeça, mas sinto-me meio nua por não conseguir ver da minha barriga (...)
Seg | 23.04.18

Há dias em que me falta a paciência

Purpurina
  Até esperava ter mais dias desses, tendo em consideração a minha personalidade ansiosa mas creio que não são tantos assim. Há dias que ando mais cansada ou mais nervosa e a minha tolerância encolhe bastante. Nesses dias o tom de voz sobe rapidamente e os gestos tornam-se mais bruscos e impacientes. As situações que me causam mais stress e reações mais exageradas são quando a Lara me desobedece, como quando temos que sair de um parque por exemplo, e ela se recusa. Mesmo (...)
Dom | 22.04.18

Como entreter duas miúdas pequenas numa esplanada #1

Purpurina
 Quem diz entreter duas miúdas pequenas numa esplanada quer dizer: "deixa-las ocupadas durante o tempo suficiente para beber um café calmamente, talvez comer uma torradinha ou beber uma cervejinha fresca".Claro que passado um tempo elas querem é mexer-se, explorar e passear por ali. E ainda bem que assim é.De qualquer forma, andamos sempre com um "kit de entretenimento" atrás para podermos beber o tal cafezinho descansados ser ter que recorrer ao telemóvel ou ao tablet (o que, por (...)
Sab | 21.04.18

Creme de abóbora e brócolos

Purpurina
 Sempre que a Lara vê uma sopa à frente faz uma careta e diz que não gosta. Compreendo que seja o que as crianças de 4 anos fazem (é?) mas fico um bocadinho aborrecida com isso. E é isso mesmo que lhe explico, que faço as sopas com muito amor e carinho para nós porque são saudáveis e tento faze-las saborosas. Ela ficou a olhar para mim e provou a sopa. Depois começou a come-la e disse que era boa e que, antes, estava só a brincar.  E comeu a sopa toda muito bem, com um ovo (...)
Sex | 20.04.18

Atividades com palitos

Purpurina
 Descobri está atividade num grupo de mães no Facebook e achei-a logo fantástica! Acrescentei o meu toque pessoal (as caras dos bonecos, cada um com uma expressão diferente) e apresentei-a à Lara. É uma atividade divertida e muito simples de fazer. E tudo o que é preciso para a atividade já existe em casa pelo que não é preciso gastar dinheiro em nada (o que é sempre um grande ponto a favor de qualquer atividade). Só precisam de papel ou cartão, uma tesoura, lápis ou (...)
Qui | 19.04.18

Dica valiosa para pessoas extremamente distraídas

Purpurina
  Escreverem bilhetes com letras gigantes a vós próprios. É o que faço por aqui, por exemplo quando estou num café e ponho o telemóvel a carregar no canto oposto da sala. Se não for assim o mais certo é esquecer-me completamente do telemóvel.
Qua | 18.04.18

5 coisas que não me impedem de ser feliz

Purpurina
 Isto da felicidade tem muito que se lhe diga.  Para mim, mais do que uma tendência natural, tem sido uma aprendizagem e um treino mental para alterar pensamentos e comportamentos que são um entrave à felicidade e à saúde física e psicológica. Ainda tenho trabalho pela frente mas existem algumas coisas que descartei completamente da minha vida tornando-a, consequentemente, muito mais simples, leve e feliz.  Eis algumas delas: O que os outros pensam de mim O meu grau de (...)