Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Qua | 05.09.18

Os nossos filhos devem ser felizes o tempo todo?

Purpurina
 Acredito que não.Todos os pais gostariam que sim, que os seus filhos fossem felizes o tempo todo mas isso não é possível nem sequer desejável.Acredito que as crianças devem aprender a lidar com a frustração desde cedo para poderem construir uma forma de felicidade futura mais real e mais duradoura.Se os pais fizerem de tudo para manter as crianças sempre felizes, sem chorar, sem berrar, sem ter frustrações, elas vão crescer sem saber lidar com contrariedades e, quando elas (...)
Ter | 04.09.18

Férias em casa com 3 crianças pequenas!!!!!!

Purpurina
Olá pessoas!Acho que vou começar os meus textos assim, de uma forma mais pessoal, porque o facto é que já não sinto que esteja a escrever para mim mesma ou que esteja a escrever um artigo para uma plataforma digital qualquer. Sinto que estou a escrever para pessoas, dou por mim a esperar respostas, feedback e opiniões dessas pessoas e nada mais educado que assinar a sua presença à partida. Ou então, sou apenas muito otimista e sou lida apenas pelo Milton e por duas ou três amigas. :DCom (...)
Seg | 03.09.18

Atividades para fazer com crianças nas férias #1

Purpurina
 Visitar uma biblioteca Vamos todos, várias vezes, mas gosto muito de ir só com a Lara.Nas férias escolares em que ela ficou comigo em casa a maior parte dos dias fizemos disso uma rotina.Íamos sempre de tarde  e dividíamos a tarde entre os jogos de mesa (puzzles e jogos de tabuleiro) que jogávamos juntas, e a leitura de livros.Gostamos de ficar a ler no tapete dos bebés ou nos pufes (geralmente a biblioteca está vazia durante a semana) e a conversar sobre o que estamos a ler.
Dom | 02.09.18

Bolo de cenoura Delicioso!

Purpurina
   Tudo começou porque o Milton decidiu comprar 5 kg de cenouras que estavam com um preço fantástico!Depois fizemos o que havia a fazer: sopa de cenoura, sumo de cenoura, cenoura ralada, palitos de cenoura para o lanche e bolo de cenoura. :DNunca fui grande fã de bolo de cenoura (embora já tenha comido alguns bem bons feitos por pessoas que não eu) mas decidi arriscar.A receita era de torta mas como tinha o tabuleiro ocupado com frango assado no forno, optei por colocar a massa (...)
Sex | 31.08.18

Snack saudável e divertido para os miúdos

Purpurina
 Espetadas de uvas  Só precisam de palitos (convém ser para crianças maiores, a partir de 3 anos) e uvas daquelas pequenas sem graínha.Os miúdos acham imensa piada.No último churrasco que fizemos, a Lara não fez caso nenhum de bolos e agarrou-se a estas espetadas como se fossem chocolates. Não sobrou uma para contar a história. :) 
Qui | 30.08.18

Maria #13

Purpurina
 Dou-lhe uma fatia de pão e uma fatia de queijo, separadas no pratinho, achando que lhe estou a facilitar a vida.Ela põe o queijo debaixo de pão, como deve de ser, e come uma sandes como gente grande. Minha comilona querida! 
Ter | 28.08.18

Conversas da Lara #13

Purpurina
Eu e a Lara estávamos a sair para um passeio quando vemos uma barata de pernas para o ar à porta do prédio.Diz a Lara, com muito espanto: "Mãe olha uma barata!"Eu: "A barata não faz mal, está morta."Lara: "Alguém matou a barata?"Eu: "Ninguém matou a barata. Deve ter morrido de velhice. Provavelmente já era muito velhinha."Lara: "Não mãe. Não era velhinha. Ela está castanha."Eu: "Oh... Porque é que dizes isso?"Lara (muito séria): "Então mãe, se fosse velhinha tinha as (...)
Ter | 28.08.18

A menina do papá

Purpurina
 A Maria está uma menina do papá. :) Mal deixa de o ver começa logo a choramingar e a perguntar por ele. Quando acorda de manhã, ou depois da sesta, é quase sempre o pai que ela chama.A Lara é mais menina da mamã.E é muito giro que seja assim. Acho o máximo ver aqueles dois tão parecidos - a Maria é praticamente uma miniatura do Milton, versão menina - e tão próximos um do outro.É o Milton que deita e levanta a Maria, é ele que lhe dá banho, muda a fralda e veste para ir (...)
Seg | 27.08.18

O bom professor

Purpurina
Acredito que ser professor é a profissão mais importante e bonita do mundo.Claro que há valor em todas as profissões e que existem profissões extremamente importantes para a sobrevivência da humanidade e da própria vida na Terra (ou em outro sítio qualquer).Mas existirão sempre primeiro os professores a educar as mentes brilhantes que poderão mudar o mundo.Infelizmente não tenho qualquer vocação para professora. Não tenho o talento e a paciência necessários para ensinar (...)
Dom | 26.08.18

Uma brincadeira a não repetir dentro de casa

Purpurina
Tenho andado a pensar em comprar areia cinética para brincar com as miúdas mas antes disso quis fazer eu areia caseira (comestível) em casa para ver como resultava e se elas gostavam de brincar com aquilo.Misturei farinha de trigo e óleo (mais ou menos 4 canecas de farinha de trigo para meia de óleo) e a areia ficou com uma consistência bem interessante e fofinha.Então coloquei um lençol velho no chão da cozinha, vesti umas roupas velhas às miúdas, distribuí (...)
Sab | 25.08.18

Lara e os desenhos feios

Purpurina
Estava a Lara a fazer um desenho para a avó quando me pergunta:Lara: "Mãe achas que a avó vai gostar do meu desenho?"Eu: "Claro meu amor. Tu fazes desenhos muito bonitos por isso a avó vai gostar muito de certeza."Lara: "Às vezes faço desenhos feios."Eu: "Fazes desenhos feios? Como assim? Fazes desenhos que achas feios?"Lara: "Às vezes faço desenhos feios na escola mas nunca trago esses para casa. Para casa só trago os desenhos bonitos."Lá está uma coisa que acho muito bem. :) (...)
Sex | 24.08.18

Maria #15

Purpurina
 A Maria, sempre que pode, corre para o nosso quarto, abre a minha gaveta da mesa de cabeceira e bebe o conteúdo de todos os frascos de soro fisiológico que encontra.Tanto bebe estes pequeninos da foto como frascos muito maiores.É que bebe aquilo como se estivesse a beber a melhor coisa do mundo!E como sabe que nós lhe chamamos a atenção e não a deixamos beber (se a apanharmos) ela esgueira-se para o quarto sorrateiramente e bebe o que encontra o mais rápido possível. 
Qui | 23.08.18

Umas das minhas formas de organização preferidas

Purpurina
 Um dos meus objetos preferidos cá de casa é um mix de quadro branco e quadro de cortiça que tenho na cozinha.Comprei-o no AKI e custou cerca de 15 euros.É a melhor coisa para me organizar todos os dias e não me esquecer de nada que tenha para fazer de urgente.Anoto de tudo ali: as tarefas diárias ficam no quadro branco e vou apagando à medida que as vou completando. Também anoto ali os menus da semana e os copos de água que vou bebendo ao longo do dia (aqueles riscos na parte (...)
Qua | 22.08.18

Uma das coisas mais importantes que ainda ando a aprender

Purpurina
  A não ter pressa. A não querer ter tudo planeado com semanas ou meses de antecedência. Que a importância das coisas é muito relativa e, geralmente, é apenas aquela que lhe queremos dar. Sempre fui de planear, de andar apressada e de querer produzir muito. Só assim tinha a sensação de “trabalho feito”. Hoje tento lutar contra isso todos os dias. E agradeço os contratempos e todas as coisas que preenchem o meu dia e me fazem abrandar e repensar as minhas prioridades. Ho (...)
Ter | 21.08.18

Jardineira de carne com legumes

Purpurina
 Já tentei ser vegetariana algumas vezes. Desisti em todas. Neste momento, estou mais ou menos convencida de que não é para mim ou, pelo menos, para já. Continuo a comer de forma equilibrada e variada, com pratos vegetarianos todas as semanas e com jantar quase sempre de sopa ou salada e fruta. Mas a carne (incluindo a carne de vaca) vai fazer parte da ementa com regularidade. As minhas questões são apenas de saúde. Tenho tendência para a anemia e já fiz muito suplemento de (...)
Seg | 20.08.18

Atividade montessoriana com botões

Purpurina
 Olá pessoas bonitas e bem dispostas!Hoje trago-vos uma atividade muito simples com botões que a Lara adorou! A verdade é que a Lara é uma querida e gosta sempre de todas as atividades que lhe apresento mas esta teve um sucesso especial. Todos os dias ela me pede para brincar com a atividade e vejo que ela fica muito entretida e descontraída com ela, focando-se realmente no que está a fazer e encontrando formas criativas de a executar.É muito simples: só precisam de folhas (...)
Dom | 19.08.18

Ela adora o livro da lagartinha

Purpurina
 Já a Lara gostava muito deste livro, e ainda gosta!É a história de uma lagartinha muito comilona que, depois de muito comer, transforma-se numa linda borboleta.A piada deste livro é a forma como a história é apresentada, ensinando a contar e ensinando os dias da semana. É mesmo muito giro!Às vezes, logo de manhã, antes de ir para a creche diz-me a Maria: "Quero ler o livro da lagartinha!" Depois, ou vai buscar o livro e põe-mo no colo, ou puxa-me pela mão e leva-me para a sala (...)
Sab | 18.08.18

Tarte de bacalhau e espinafres sem base

Purpurina
 Num daqueles dias em que precisava de desenrascar um almoço com o que havia em casa, experimentei fazer tarte de bacalhau e espinafres sem base. E ficou bem boa. :)Sem mais delongas, deixo a receita tal como a fiz, com o link para o site de onde tirei a receita original. Tarte de bacalhau e espinafres500g de bacalhau demolhado e desfiado 200g de espinafres congelados (ou frescos)200 g de alho francês em pedaços congelado (ou fresco)1 lata pequena de cogumelos laminados2 cebolas médias