Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Ter | 03.07.18

Para fazer nas férias com os miúdos #3

Purpurina
Sair de casa munido de brinquedos, toalhas de praia e protetor solar.Encontrar um sítio calmo na praia, de preferência perto de um café, que ainda não tenha sido descoberto por turistas.Nós encontramos um espetacular que por estar meio desmazelado e "pouco embelezado" não parece atrair muita gente. Para nós, o café bom e o sossego de ter mesas e cadeiras à sombra só para nós, vale mais que qualquer decoração fantástica.Uma boa dica é irem de manhã muito cedo, ao fim de (...)
Dom | 01.07.18

2 anos de Maria

Purpurina
 A Maria foi muito desejada. Mesmo muito.Todos os meus filhos foram desejados mesmo quando vêm de surpresa mas a Maria representa o que sempre desejei desde pequena. Sempre disse que, a ter filhos, gostaria de ter mais que um.O parto dela foi mais fácil que o da Lara e só foi necessário uma enfermeira parteira e uma assistente (apesar do parto estar a ser provocado há 3 dias, como o da Lara).Emocionei-me imenso quando a vi e achei-a perfeita. Esta muito séria e até parecia zangada.
Sab | 30.06.18

Como a Lara me vê

Purpurina
 Há dias trouxe um livro da biblioteca sobre o desenvolvimento do bebé desde a gravidez até ao primeiro ano de vida.Li-o várias vezes à Lara e à Maria, a pedido delas.Numa dessas vezes, na parte da preparação da chegada do bebé, há uma imagem da mãe a descansar e do pai a preparar o berço.Diz a Lara:"Mãe, tu também fazes estas coisas que o pai faz!""Esta mãe é tarouca, não faz nada."Lá lhe expliquei que aquela mãe está sentada porque está cansada, tal como eu também (...)
Qui | 28.06.18

Casa pequena, mas família grande? Como decorar

Purpurina
Quem nos segue há mais tempo sabe que vivemos num apartamento simpático e pequeno. E vamos ser 5 muito em breve.O plano é continuarmos a viver no nosso T2, de que gostamos bastante adaptando-o, o melhor possível, à nossa família.Por isso decidi, em parceria com o Habitissimo, trazer-vos algumas dicas de decoração para espaços pequenos onde vivem famílias grandes.Algumas destas dicas já aplicamos cá em casa outras (...)
Qua | 27.06.18

A fingir que estamos de férias #1

Purpurina
Às vezes o trabalho do Milton não implica que ele vá mesmo para o escritório. Nesses dias ele pode ir trabalhar para onde quiser.E eu aproveito para apanhar boleia com ele, levar um livro ou o iPad para escrever, e passar umas horas num sítio diferente, a fingir que estou de férias. :DAqui estamos no resort Pedras do Mar, com uma vista maravilhosa! 
Ter | 26.06.18

Ser pai não é nada fácil

Purpurina
 É a melhor coisa do mundo, sem dúvida, ou não estivessemos quase com o terceiro filho em 5 anos, mas apresenta os maiores desafios que já tive que enfrentar. E o que é que não é fácil: Ficar vários anos sem ter uma noite de sono completa e acordar a meio da noite toda estremunhada (eu e o Milton) para mudar roupa de cama com chichi, acalmar um choro (ou dois) e inventar formas de acalmar crianças quando estamos com o cérebro a meio gás. Acordar todos os dias pelas 7h00 da (...)
Seg | 25.06.18

Como gerir e resolver uma birra matinal

Purpurina
  A Lara chegou ao nosso quarto muito bem disposta e pediu para ver desenhos animados. Quando o pai lhe disse que podia ver mas só depois de se vestir e comer, começou a chorar e a gritar que queria ver imediatamente. O facto é que a temos deixado ver desenhos animados assim que acorda (quando acorda antes das 7h00) por isso a sua frustração tinha razão de ser. Com calma explicámos que a partir daquele momento tínhamos uma nova regra em casa: ela podia ver desenhos animados de (...)
Dom | 24.06.18

As nossas conversas #12

Purpurina
Estavamos a regressar a casa de carro quando vejo o cartaz de uma academia de ginástica acrobática.Eu:  "Podíamos colocar a Lara na ginástica acrobática. Parece algo de que ela ia gostar."Eu (continuando): "Mas, por outro lado, não é lá muito útil. Se calhar era melhor colocá-la no karaté ou judo, sempre aprendia a defender-se."Ele: "Podemos colocá-la na ginástica acrobática. Ela pode sempre fugir dos malfeitores a fazer saltos mortais e acrobacias."
Sab | 23.06.18

Ponto de situação do mindfulness, meditação e alimentação por estes lados

Purpurina
Já há algum tempo que não falava sobre as práticas que comecei a implementar na minha vida há algum tempo para diminuir a ansiedade e aumentar o bem estar em geral e a saúde em particular. Meditação e MindfulnessContinuo a meditar embora não o tenha feito todos os dias. Ainda há alguma desorganização nos meus dias e uma tentativa de fazer muitas coisas em pouco tempo.Ainda assim, continuo a meditar com regularidade e a implementar, tanto quanto possível, a atenção (...)
Qui | 21.06.18

Porque adoro a escola das miúdas

Purpurina
 Na creche da Maria existe um espaço novo que consiste numa mini quinta, onde são plantados  vários legumes e onde as crianças brincam de vez em quando, explorando a natureza livremente.A Educadora da Maria (que eu adoro) envia-nos ocasionalmente fotos e vídeos das atividades das crianças na creche e da última vez que vi vídeos e fotos da Maria e dos seus colegas na pequena quinta fiquei tão emocionada que chorei baba e ranho. Ok, estou muito grávida o que explica perfeitamente (...)
Qua | 20.06.18

As 34 semanas de gravidez do terceiro filho

Purpurina
 Nos últimos 5 anos, a minha vida tem sido estar grávida, amamentar, estar grávida novamente, amamentar e engravidar novamente. E tem sido maravilhoso!Consequentemente, nesta gravidez, sinto-me no meu estado normal e já não assinalo grandes mudanças ou grandes diferenças em relação às outras vezes.Há diferenças sim. Desta vez é um menino, desta vez tive enjoos, tive questões com esta gravidez que não tive antes e deixei de ter outras que tinha tido na gravidez da Lara e da Maria.Posso dizer que nenhuma gravidez é igual ainda assim, são parecidas.
Ter | 19.06.18

Torta de Curgete - uma descoberta fantástica, saudável e deliciosa!

Purpurina
 Descobri neste blogue - que recomendo muito e onde podem encontrar receitas para toda a família deliciosas, originais e sempre saudáveis - uma torta salgada maravilhosa.Nunca tinha feito nada parecido mas como me pareceu relativamente simples resolvi experimentar. E ficou perfeita! Alterei muito poucas coisas e cá em casa ficámos todos fãs. A Lara, de 4 anos, anda numa fase em que não lhe apetece comer sopa. Vai (...)
Seg | 18.06.18

Aquele tempo em que eu não tinha nada para fazer

Purpurina
Existiu uma altura na minha vida, entre os 21 e os 26 ou 27 anos, em que não tinha absolutamente nada para fazer.Vivia em Lisboa, sozinha, e trabalhava numa loja de roupa no Centro Comercial Colombo. Trabalhava ao fim de semana e feriados, em turnos que podiam acabar às 00h00, e tinha folgas rotativas duas vezes por semana. O trabalho não me realizava minimamente mas fazia-se bem e com as colegas (que são minhas amigas até hoje) tinha uma relação muito boa.Não tinha grandes planos (...)
Dom | 17.06.18

Os meus restaurantes preferidos em São Miguel #1

Purpurina
Calçada do Cais Já tinha ouvido falar muito bem deste restaurante  que fica no centro histórico de Ponta Delgada. Nunca tinha calhado lá ir mas, aproveitando uma oportunidade de jantar fora só com o Milton, decidimos ir experimentar uma noite destas e gostámos muito.O espaço, agradável e simples no melhor sentido da palavra, estava cheio de turistas (creio que eramos os únicos portugueses) e o pessoal do (...)
Sab | 16.06.18

Maria #11

Purpurina
 Falta um mês para fazer dois anos e, há uns dias, sentei-a pela primeira vez à mesa numa cadeira das nossas, com duas almofadas sobrepostas.Também foi a primeira vez que lhe dei cereais dos nossos (uma espécie de cereais com fibra, com pedaços de amêndoa e mel, com pouco açúcar).Comeu sozinha e direitinha, como uma menina grande. :DA Maria não deixa de me surpreender com a sua postura de menina séria e crescida. Na creche já me tinham dito que lhe achavam imensa piada por (...)
Sex | 15.06.18

Brincadeira Montessoriana com Lego

Purpurina
  De vez em quando, e para variar um bocado as atividades das miúdas, organizo uma atividades diferentes com materiais que tenhamos cá em casa.Geralmente vou inspirar-me ao pinterest e acabo por fazer umas duas ou três brincadeiras montessorianas (ou outras) com as miúdas.A Lara responde muito bem a este tipo de iniciativas - na verdade adora - e a Maria também já começa a interessar-se mais.Uma das atividades mais recentes que fizemos consistia em fazer torres de peças de Lego (...)
Qui | 14.06.18

As nossas manhãs caóticas ou... como tentamos ensinar os filhos a lidar com a frustração

Purpurina
 A Lara e a Maria têm cada uma uma chávena e uma taça diferentes. As primeiras foram oferecidas, entretanto, uma partiu-se e eu substituí e as miúdas acham graça a ter a louça diferente.Uma destas manhãs, agarrei na primeira taça que vi e coloquei lá a papa de aveia para a Maria. Em 5 minutos a Lara começa a chorar, primeiro baixinho e depois numa berraria. Aquela era a taça dela e ela não queria, de maneira nenhuma, que a Maria a usasse.Primeiro enervei-me um bocado. (...)
Qua | 13.06.18

Eu e a Lara: diferenças e semelhanças

Purpurina
 Dizem que a Lara é parecida comigo. Eu acho que é uma boa mistura entre mim e o pai com mais características minhas: físicas e psicológicas. Mas, olhando bem para ela, é diferente de mim em muitas coisas. É parecida comigo mas está longe de ser igual. E ainda bem.Fisicamente até é parecida nos traços mas tem cores diferentes. A cor da pele é diferente, a cor dos olhos, do cabelo.Psicologicamente é, de facto, mais parecida comigo: é tímida como eu mas muito expansiva (...)